Saiba se você pode dirigir o seu veículo se estiver com a placa quebrada, tire suas dúvidas e evite multas. Se informe!
Para a legislação de trânsito um veículo deve estar devidamente identificado e uma placa quebrada pode prejudicar isso, mas é preciso entender melhor a lei.
Todo condutor deve realizar a manutenção do seu veículo, se algo quebra, é preciso consertar aquele objeto, principalmente quando falamos da placa de identificação.
Acompanhe este artigo até o final e saiba se um condutor pode dirigir um veículo com a placa quebrada.
O que a legislação fala sobre o emplacamento de um veículo?
Segundo o artigo de número 221 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), portar um veículo com as placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN é uma infração de trânsito média.
Para entendermos melhor, precisamos verificar também o artigo 230 do CTB, nele podemos destacar dois pontos que são considerados infrações:
● Conduzir veículo lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;
● Com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.
Ou seja, se a placa estiver quebrada e for considerada violada ou não estiver legível, o condutor estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima.
Quais são as punições?
Se o condutor for flagrado transitando com a placa quebrada e receber uma multa por estar com identificação do veículo violada ou por ela não estar legível, ele receberá as seguintes punições:
Veja as punições artigo 230:
● Multa: R $293,47.
● Apreensão do veículo .
● Medida administrativa: remoção do veículo.
● Pontos na CNH: 7.
Portanto, é importante que o condutor se atente e evite transitar com a placa quebrada.
Saiba como se defender de uma multa
Se você recebeu uma multa por estar com a placa do seu carro quebrada ou por outros motivos, recorra com uma empresa de recursos de multas competente.
Recorra com Liberty Multas!
Nossa equipe analisará todos os detalhes do seu caso com atenção e vai elaborar o seu recurso de multa para te ajudar a se livrar de punições aplicadas injustamente.
Não pague multas injustas, recorra!